31 de agosto de 2012

Renda-se a renda

A arte feita pelas artesãs encanta pelo bordado em que predominam os códigos de nós e os entrelaçados exclusivos.
A renda Renascença é uma técnica têxtil que teve sua origem em Veneza, na Itália, no século XVI, e foi introduzida no Brasil por freiras européias. O bordado delicado difundiu-se por aqui pelas mãos das rendeiras nordestinas, que passam a arte de geração em geração.
No ofício, linha, agulha e lacê bordam e alinham toalhas, lençóis, colchas, fronhas e mantas. As rendas Renascença são famosas pelo estilo de bordado feito exclusivamente à mão, com traços marcantes, em que predominam pontos exclusivos e entrelaçados delicados. Neste traçado, desenhos concêntricos se projetam em linhas sinuosas e divergentes. Tradicionalmente feita em tecido branco, a renda Renascença do Nordeste ganhou versatilidade e passou a ser feita também nas cores preta, marrom café, laranja e azul marinho.
Presente nos calçados da Ecorreto Moda Sustentável, valoriza esse rico trabalho e também ajuda a fazê-lo chegar até você. Adquira já o seu. Entre em contato conosco pelo ecorretomodasustentavel@gmail.com e faça seu pedido.
Entre em contato conosco pelo ecorretomodasustentavel@gmail.com e receba nosso lookbook com valores e tamanhos disponíveis.


30 de agosto de 2012

Ameaçados



Uma espécie ameaçada é uma espécie cujas populações estão decrescendo a ponto de colocá-la em risco de extinção. Muitos países têm legislação que protege estas espécies, proibindo a caça e protegendo seus habitats, mas essa legislação tem se demonstrado insuficiente para evitar que um número crescente de espécies deixe de existir, sem que se tenha notícia deste fato.
Não há consenso sobre os critérios de inclusão de uma espécie na lista das ameaçadas. Há uma interpretação corrente de que a preservação de espécies ameaçadas é incompatível com a exploração económica do ambiente em que vivem, que deveria ser preservado como um santuário ecológico intocável.
Isto é verdade em alguns casos extremos, mas não em todos. Cresce o número de propostas de uso econômico sustentável de habitats naturais, combinando agricultura com preservação da cobertura vegetal e portanto da diversidade da flora e da fauna.
No Brasil, a legislação tem feito alguns avanços nos últimos anos, embora na prática a falta de fiscalização e a impunidade dos infratores implique em que não seja respeitada. Desmatamento, fragmentação do habitat e tráfico são as principais ameaças enfrentadas pelas espécies. 
.
Exemplos de espécies ameaçadas

O tucano-toco é uma ave ameaçada.
O Lobo-guará pode ser extinto em cem anos.


Arara azul é uma espécie Brasileira em
 grande risco de extinção, graças a caça
 e devastação do seu habitat natural.
 

Nós da Ecorreto Moda Sustentável, visando a conscientização com relação a essa situação alarmante e irreversível (afinal muitos já desapareceram para sempre), temos uma linha de camisetas com estampas destes animais que estão sumindo de nossas florestas. Vale a pena participar desta inciativa. Junte-se a nós você também, apoie a construção de reservas e projetos de conservação, denuncie queimadas irregulares e o tráfico, afinal eles têm tanto direito à vida quanto nós. 




Adquira já a sua pelo nosso email: ecorretomodasustentavel@gmail.com


27 de agosto de 2012

Eco desde pequenos


Cada vez mais as pessoas estão se preocupando com os impactos ambientais que estão provocando ao meio ambiente, inclusive muitos pais e mães que, além de tentarem levar isso ao seu dia-a-dia, também estão inserindo esse pensamento consciente na vida de seus filhos desde muito pequenos.
Eles encontram atualmente muitos aliados a esse ideal, desde papinhas ambientalmente corretas, a base de vegetais e carnes orgânicas(como por exemplo: Empório da papinha) à fraldas de pano que não vazam.
A Ecorreto Moda Sustentável, preocupada em trazer a sustentabilidade ao vestuário, não se esqueceu desse público. Possui também uma linha para bebês e crianças com peças feitas em algodão orgânico certificado, antialérgicas e muito confortáveis, para que esse ideal de vida entre de forma agradável na vida dos pequenos e permaneça.
Ai vão algumas fotos de nossas peças disponíveis em nossa loja no Banana Shopping e também pelo nosso email. Entre em contato conosco pelo ecorretomodasustentavel@gmail.com e faça seu pedido.

Jumper suedine em algodão orgânico
Jumper suedine em algodão orgânico
Body em algodão orgânico (tamanhos: 0 a 3, 3 a 6, 6 a 9, 9 a 12 meses)

Sapatinho bebê feminino em algodão orgânico (nº 01 a 03)
Luvinhas em algodão orgânico (tamanho único)
Pano de boca em algodão orgânico (tamanho único)
Babador em algodão orgânico (tamanho único)

Babador em algodão orgânico (tamanho único)



foto inicial e algumas informações via: clique aqui

24 de agosto de 2012

Comprar de Forma Mais Consciente



Texto da Designer de Moda goiana Aline Lima Carlos. Vale a pena dar uma refletida.

via:   AUTOSSUSTENTÁVEL

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

      Comprar de Forma Mais Consciente


  
Como já sabemos, a Indústria da Moda é extremamente nociva para o meio ambiente. Porém, de nada adianta somente apontar esse problema e não mostrar caminhos para solucioná-lo. O mercado da Moda, assim como todos os demais mercados, nos leva a consumir sempre mais do que precisamos, já que quanto mais rápido os produtos são consumidos, mais rápido, também, o dinheiro circula pelo mundo. E, caso isso não aconteça, isto é, caso esses produtos não sejam adquiridos pelos consumidores, se transformam em dinheiro parado, em prejuízo para a economia.

Ao perceber que essa é a lógica do sistema, se torna fácil deduzir a atitude para reduzir o consumo excessivo: diminuir a quantidade dos produtos que compramos. Para tal, é preciso calcular as necessidades de cada um de nós usando a menor quantidade possível de recursos naturais.

Tais necessidades devem ser pensadas no momento da compra, assim, alguns questionamentos devem ser feitos antes de se adquirir qualquer tipo de produto, como por exemplo: “Eu realmente preciso disso?”; “Esse produto vale o preço que pagarei por ele?”; “O preço está muito acima ou muito abaixo do valor?”.


 Deste modo, é necessário levar em consideração mão-de-obra, material e valor agregado à marca, sempre buscando um preço justo. Se comprarmos uma peça de roupa que vale menos do que o preço que se pagou, podemos sair frustrados por não obter o resultado desejado, uma vez que, a roupa pode apresentar sinais de desgaste à primeira lavagem e não ter uma vida útil compatível com o preço. Estar atento a esses produtos é valorizar o seu dinheiro e a sua compra, porque agindo assim sua compra não precisará ser refeita tão cedo.

Também devemos desconfiar dos produtos muito baratos. Um produto de qualidade com um preço muito abaixo do valor pode não ter gerado capital suficiente para o seu processo de fabricação. E, esse fato pode levar a péssimas condições de trabalho para as pessoas que fabricaram esse produto, para as pessoas envolvidas no transporte, assim como para todas as que trabalharam em alguma parte do processo, resultando na exploração do trabalho dessas pessoas.

Fonte: http://www.cavernaweb.com.br/2009/08/o-verdadeiro-caminho-das-indias/

Outra atitude que deve fazer parte do processo de compra é conhecer a marca adquirida, ou seja, saber a procedência do tecido, se a mão-de-obra é regularizada e trabalha em boas condições, e se a empresa que gere a marca possui as mínimas preocupações com o impacto ambiental que causa. Empresas amigas do meio ambiente, também conhecidas como empresas verdes, já atraem mais clientes hoje do que há alguns anos atrás e é fácil encontrar registros das ações de grande parte delas. É claro que requer um pouco de trabalho, porém a diferença entre comprar produtos de marcas que trabalham dentro dos melhores padrões e comprar as que ignoram que o planeta precisa ser respeitado é que faz a diferença entre ser consciente ou não.

Fonte: http://www.e2solucoes.com/sustentabilidade/82-formulando-estrategias-sustentaveis.html

Além das marcas e empresas verdes, já não é tão difícil encontrar as que não são. Marcas e empresas que fazem testes em animais, que usam trabalho escravo ou não têm nenhuma atitude ecológica estão na mídia o tempo todo e cabe a nós nos mantermos informados.

Portanto, consumo consciente não se trata apenas de reduzir o que consumimos, mas também garantir que aquilo que for consumido não prejudique tanto o planeta e as pessoas que nele vivem. Por isso, estar sempre atento às empresas que não seguem a regra básica do bem estar mundial é ser consciente também.


20 de agosto de 2012

Estampa floral

 Existe estampa mais feminina que o floral? Por ser  delicada, essa estampa sempre conquista um espaço no armário das mulheres românticas e está com tudo nesta estação.
Adquira esse e outros vestidos conosco.
Entre em contato pelo ecorretomodasustentavel@gmail.com




17 de agosto de 2012

Óculos feitos de materiais recicláveis


Eco friendly sunglasses

by Joshua Gilman




Pra quem vai pegar um solzinho, uma praia neste fim de semana, fica ai a dica estilosa e consciente:

Os óculos da marca americana BTL Optical não são só reciclados em seu estilo – que parece ter saído de uma armário dos anos 70 – mas também em sua composição: todos os óculos da marca são feitos de materiais recicláveis, inclusive a embalagem.

Os engenheiros Josh&Sean, criadores do óculos, batalharam para conseguir financiar a primeira produção pelo site KickStarter e agora pelo mesmo site buscam financiar a segunda fase da sua produção.

O óculos é perfeito para aqueles que buscam um produto ecológico e de qualidade, pois além de ser feito com materiais ecológicos, possui dobradiças de qualidade e lentes da marca Carl Zeiss. Os óculos estão disponíveis nas cores branco, preto e cinza.



Mas os engenheiros contam que o mais incrível de se produzir produtos a partir de recicláveis é que se obtêm peças únicas a cada produção, já que o lote de materiais recicláveis é diferente.



Para financiar sua produção é necessário arrecadar U$26.500 (até o momento arrecadaram pouco mais de U$6.500). Para ajudar basta entrar no KickStarter e doar qualquer quantia (mínimo de U$1). Todos que doarem U$65 ou mais receberão um par de óculos da marca como presente, sendo que o preço quando for para o mercado será de U$100.




via: ecoplanet

15 de agosto de 2012


Adquira este sapatinho bebê de algodão orgânico.
 Entre em contato conosco pelo ecorretomodasustentavel@gmail.com

13 de agosto de 2012

Olá pessoal
Camisetas e Pólos em nossa loja no Banana Shopping e também em nossa página no Facebook.
Atacado e Varejo.

Entrem em contato conosco: ecorretomodasustentavel@gmail.com



5 de agosto de 2012

Reportagem Jornal O HOJE


 Publicada dia 03/07/2012

TRECHO:
[...] A marca goiana Ecorreto, fundada pelo casal Mafalda Silva e Manoel Fernando Afonso, vem investindo em moda sustentável e é a primeira marca no Estado de roupas ecológicas. Mafalda contou que sempre teve o sonho do negócio próprio. Filha de costureira, sempre gostou do mercado de confecção. Em 2010, a vontade de montar uma confecção cresceu, e como era consumidora de produtos orgânicos e sempre quis dar exemplo de conscientização ambiental para os filhos, Mafalda e Manoel começaram a fazer pesquisas sobre tecidos orgânicos. 
O primeiro passo que ela tomou foi registrar a firma com a ajuda do Sebrae-GO. O segundo foi fazer testes e pesquisas por materiais de qualidade, o que obteve junto a fornecedores no Nordeste e no Sul do país. Mafalda começou vendendi produtos apenas para conhecidos. Com o aumento da produção e procura, montou a loja no Banana Shopping e futuramente vai vender pelo site da empresa.
Mafalda vê o crescimento deste mercado em Goiânia. "As pessoas que conhecem as roupas na loja sempre têm uma reação positiva aos produtos. Várias delas que não conheciam os produtos, compraram e viraram clientes da marca", diz a empresária. Mesmo com o mercado em crescimento, ela acredita que falta aceitação e conscientização por parte dos consumidores. "Muitas pessoas ainda se preocupam em comprar produtos em quantidade e não de qualidade", lamenta.
Para as pessoas que pretendem entrar no mercado de moda ecológica, ela aconselha pesquisa, paciência e persistência " É preciso vestir a camisa e não montar uma empresa ecológica apenas por estar na moda. É preciso amar o que se faz com muita dedicação e energia", ensina.
A marca conta com peças de algodão orgânico, fibra de bambu, couro ecológico e couro de peixe nos segmentos adulto masculino, feminino e infantil. O mix de produtos conta com camisetas, saias, vestidos, casacos, entre outros. A marca também vende sapatos e sandálias fabricados artesanalmente em materiais orgânicos.

Site oficial: O HOJE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...